Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

Pastorais

Pastoral da Acolhida

"Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou
(Mt 10, 40).
O Ministério da Acolhida é um serviço da Igreja que se destina a “receber bem” e “ir ao encontro”das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, na comunidade, na paróquia ou na diocese, para que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, através de uma vivência de comunhão e participação, em vista da missão. Ao falarmos de “Ministério da Acolhida” queremos dizer que, quando se assume o serviço de acolher as pessoas, isso deve ser feito de forma constante e partilhada e a sua realização fica confiada a um grupo que tem a incumbência de gerenciar esse atendimento comunitário.

Pastoral do Batismo

O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis a Jesus Cristo.

Pastoral da Comunicação
Evangelizar através da comunicação, tornando presente os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social; Através de meios de comunicação manter os fiéis informados de tudo que acontece na Comunidade; Fazer a divulgação dos eventos e festas que acontecem na Comunidade.


Pastoral do Dízimo
A palavra dízimo significa a décima parte. De cada 100 coisas, eu separo dez. De cada 100 sacos de feijão, ou de cada 100 cabeças de gado, ou de cada 100 Reais, eu separo dez. A décima parte é o chamado dízimo. A Bíblia pede estes dez por cento. Deus exige com firmeza esta doação para a comunidade. A Igreja Católica, no Brasil, vendo as necessidades do povo, pede que cada um dê de acordo com seu coração, de acordo com sua consciência. Quem pode dar os dez por cento, deve dar. Quem vai sentir falta, que dê menos. Por princípio, deve-se dar os 10 por cento. Dízimo não é pagamento. Não é imposto. Não é taxa. É gesto livre de gratidão. Não é esmola. Nem oferta. Dízimo é ato de fé em Deus e de confiança na Comunidade.

Pastoral Familiar
É um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.


Pastoral da Juventude
É a ação dos jovens como Igreja, unidos e organizados a partir dos Grupos de Jovens. É a juventude evangelizando outros jovens em comunhão com toda a Igreja. A PJ não é apenas uma organização ou uma estrutura como alguns ainda pensam. Na verdade, os grupos de jovens são a base desta pastoral e é no grupo e pelo grupo que a PJ acontece. Quando o grupo busca aprofundar e viver a fé, atuar na comunidade, descobrir como transformar a realidade e, junto com os demais grupos, ser evangelizador de outros jovens, já está sendo e fazendo Pastoral da Juventude.

Dimensão Litúrgica
É a estrutura formada para planejar, animar, e coordenar toda a ação litúrgica da igreja, cada equipe abrangendo a sua competência, ou seja, comunidade, paróquia ou diocese. Ética, a moral e os bons princípios da educação e da lealdade. A liturgia é o cume em direção ao qual se dirige toda a ação da igreja, ao mesmo tempo a fonte da qual emana toda sua força. a liturgia também é a festa da vitória da ressurreição, por isso deve ser  bem comemorada, bem celebrada, para tanto se faz absolutamente necessário que toda paróquia com suas comunidades possuam sua pastoral com as equipes de liturgia.

Dimensão Catequética
A missão da Catequese é fazer ecoar a Palavra de Deus. A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua de educação na fé. A Catequese não se limita a preparar para a celebração dos sacramentos. Ela leva a uma iniciação na experiência religiosa e na oração. Leva também ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje. A Catequese é tarefa de toda a comunidade, não apenas de alguns, mas de todos os batizados. A Catequese deve despertar a alegria de ser cristão. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão: Convidamos as pessoas que se sintam chamadas a participarem de nosso grupo. Ser catequista é uma linda missão!

Dimensão Social
A Pastoral Social tem como finalidade concretizar em ações sociais e específicas o cuidado da Igreja diante de situações reais de marginalização. Os textos bíblicos destacam em suas páginas alguns rostos que têm a predileção do amor de Deus. São rostos anônimos, os quais, em função do trabalho pastoral, vão recuperando o nome e a história na medida em que são assumidos com amor. A Pastoral Social é essa solicitude da Igreja voltada especialmente para a condição sócio-econômica da população.


Relação de coordenadores e pastorais

Coordenador Paroquial
Catequese
Maria do Carmo Ramos
3885-1082/3891-1414

Coordenador Paroquial Pastoral Familiar
Luiz Carlos de Castro e Lenice S. Jacob Castro
3892-7008
8626-3050
Coordenador Paroquial do Dízimo
Sandra Maria da Silva Araújo
3892-5949 (Ramal 217) – 3891-9290
Coordenador Paroquial do Batismo
Terezinha Ap. da Silva

3892-8687
Pastoral do Idoso

Iara Teles Sá
8578-2904
Pastoral Carcerária
Luzia Vitalino

9838-1959

Pastoral da Juventude
Camila Rodrigues Fernandes
3892-7451(casa), 88436621(oi) e 99384244(vivo)
Pastoral da Esperança
Ana Maria Silva Luz Gonzaga
3892-7738
Pastoral da Acolhida
Maria de Fátima Batista Silva
9908-0487
Pastoral da Criança



Coordenador Paroquial
Liturgia
Paulo Fernando da Silva
3891-7926/9372-9986
Fraternidade São Camilo de Lelis
Ana Lúcia
8795-1377
Coordenador Paroquial Dimensão Comunitária
Aparecida Arlinda de S.Santos
9687-2396
Pastoral da Comunicação
Norma
3891-1584


0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner